Buscapé

sábado, 24 de agosto de 2013

Mitos comuns .. A verdade está aqui!!!

Urina alivia dor de queimadura por água vivaÉ um mito muito comum. Urinar sobre queimaduras não é recomendado, apesar de a crendice afirmar que sim, uma vez que o xixi contém ureia e a acidez da urina ajuda a eliminar os cistos, porém poucas pessoas têm o teor de acidez necessário para aliviar a dor. Especialistas indicam que lavar com água salgada (do mar mesmo!) ou colocar vinagre sobre o local seja o mais indicado.  E em caso de muita dor ou desconforto, é sempre bom procurar um médico. 
 
Caiu no chão? Até 5 segundos tá limpinho
Ta aí outra ilusão e das boas. As bactérias não demoram 5 segundos para subir no alimento como muita gente diz. Elas já estão no local da queda e assim que sua comida tocar no chão, ela já vai estar contaminada. Mas pense bem: muitas vezes, o simples fato de não lavar a mão ao comer pode trazer mais bactérias do que o pedacinho de comida que caiu no chão. 
 
Chicletes ficam no estômago por até sete anosCertamente sua mãe já lhe disse: não engole o chiclete pois ele vai ficar no seu estômago por muito tempo. Bem, ela está um pouco certa. O chiclete vai ficar no seu estômago sim, mas por no máximo, alguns dias, jamais anos a fio. Geralmente, a goma é feita de três componentes essenciais: aromatizantes, adoçantes e amaciantes, e o nosso corpo consegue destruir todos eles. Uma vez engolido, o chiclete segue o mesmo caminho de qualquer alimento: depois de ser considerada inútil pelo nosso sistema digestivo, a goma é expelida naturalmente nas fezes.
  
Comer e entrar na piscina? Você vai ter que esperarAposto que você já ouviu sua mãe ou sua avó dizer que comer e entrar na piscina ou no mar dava congestão. Acontece que durante a digestão, a circulação sanguínea do aparelho digestivo é mais intensa, e se entrarmos na piscina ou no mar, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função, vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. Tomar longos banhos quentes também não faz muito bem, pois dilata os vasos sanguíneos e desvia o sangue do estômago para outras partes do corpo.  Todo e qualquer esforço físico após as refeições prejudicam o aparelho digestivo, isso vale para correr, nadar e até mesmo fazer sexo!
 
Comer manga com leite faz mal?
Que nada! Pode comer à vontade. Essa combinação é muito encontrada e apreciada em molhos, batidas e doces. Sabia que esta história começou na época da escravidão? Foi assim: naquela época o leite era um alimento caríssimo, praticamente uma iguaria. Como os senhores de engenho não queriam que os escravos consumissem o leite e muito menos comessem as mangas da propriedade, inventaram este mito que é passado de gerações em gerações até hoje. Não se preocupe! Manga com leite não causa indigestão e nem faz mal.
  
Mascar chiclete em vez de escovar os dentes? Não!
O chiclete com açúcar aumenta o risco de cáries, porém os que não contém açúcar ajudam a prevenir as cáries, é o que explica a dentista Andréia Verri. Ela ainda completa dizendo que escovar os dentes não pode ser substituído por mascar gomas, apenas. De acordo com Andréia, “se o adoçante for de xilitol é melhor ainda. Há estudos que comprovam que ele extermina as bactérias causadoras da doença cárie (para a ação "limpante" deve-se continuar mascando em torno de 40min depois que ele perde o adocicado)”, explica. A dentista ressalta que é ideal substituir o chiclete por uma maçã, mas que em hipótese nenhuma deve-se deixar de escovar os dentes.
 
Beber água gelada em jejum emagrece?
Isso é um mito. E dos grandes! A água é maravilhosa para qualquer ser humano, queira ele emagrecer ou não. Ela hidrata o corpo, melhora o funcionamento do intestino e melhora a pele. Mas daí a dizer que bebendo água gelada pela manhã, você vai perder peso, já é demais. A endocrinologista Betina Feijó Pereira explica que para perder peso precisamos muito mais do que um copo de água. “O que nos faz perder peso, é a quantidade de calorias ingeridas e a prática de atividades físicas para que ocorra o emagrecimento. Isso é um mito”, afirma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário